segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dragão Fashion Brasil 1º Dia

 Começou no domingo passado, 25, em Fortaleza a 11º edição do Dragão Fashion Brasil. O evento acontece até o dia 28 de abril, e conta com a realização de 33 desfiles assinados por profissinais de moda de todo o país.
Como muitas já sabem, o blog Le Funny Face foi aceito para cobrir o evento, mas infelizmente eu não pude ir. Mas, conheci a fofa da Débora Teixeira, que mora em Fortaleza e é formada em moda, e se dispós a cobrir o evento para a gente. Durante toda essa semana ela será a nossa correspondente diretamente do DFB.

Segue os comentários que ela fez durante alguns desfiles do primeiro dia do evento:

"Primeiramente, desculpa a demora pessoal! Teve o velho probleminha da internet, o empecilho das fotos, calma, calma... Acontece com todo mundo, por que não haveria de acontecer com a “colaboradora” ainda mais “correspondente”, olha só que baphoo!
Confesso que os bastidores me enchem os olhos por não ter tanta pisada de pé e furada de fila – aliás, a única fila de backstage é super organizada e leal! Sem essa de estar na primeira ou segunda fila... Falando nisso, vamos socializar o linguajar desta semaninha difícil: quando eu falar em “fila B” não significa que existe a A, ou a C, me refiro à fila dos Blogueiros, sim, aquela que fica atrás da primeira fila! Agora que a credencial chegou, é torcer pra tudo dar certo do começo ao fim. #sorte!



Já pensando nesta cobertura, fui conferir a Coletiva de Imprensa que aconteceu na manhã deste domingo. Foi bem básico, o idealizador do evento Claudio Silveira, explanou sobre as novidades e extensões do projeto deste ano que tem o Tema Chico da Matilde – O DRAGÃO DO MAR como figura homenageada e as visões de vários artistas sobre os pescadores e a relação com a arte.
Em extrato, o que se pode escutar por lá foram as expectativas de uma projeção mega-interessante diante da parceria com a London Fashion Week e a questão tão veemente do símbolo verde - ecológico.
É, estamos cada vez mais pensando em sustentabilidade! E dentro dela, os estilistas são o foco desta edição do DFB, que vai exportar para Londres o nome local Lindeberg Fernandes na próxima edição do evento.
Contudo, ainda lá da coletiva, já deu pra sentir o gostinho bom do Dragão começando, só de ouvir falar nos 80 parceiros que rondam os estandes e passarelas e ainda a garantida presença da Revista Elle dentro do DFB. Sempre bom poder estar “podendo”, né Claudio Silveira?!!!
Nesse falatório todo não faltou a famosa “rasgação de seda”, e a promoção infindável dos profissionais que estão fazendo do evento um ponto de encontro anual para imprensa e fashionistas."


DESFILE JOLIE!JOLIE! POR ANDREA CERQUEIRA – SALA MARÉS


Com o tema “O pequeno mundo de Frida”, a marca mostrou muita graça e fofura dentro desta edição. Já era de se esperar os suspiros da platéia, afinal quem é que não baba pelos pequerruchos?
Mas a marca surpreende no quesito inovação, com uma temática para pais bem entendedores, e não crianças intelectuais, o desfile rolou suave e até longo, no passo da criançada. Laçarotes e fitas exaustivamente trabalhados e bem pontuados dentro das tendências globais. Tinha aplicação de metal, tinha a meia-calça top dos editoriais e muito babadinho!


Camadas e mais camadas de tule não faltaram aos olhos entre saias, blusas e vestidos. O ponto alto dos looks não passou despercebido ao trazer ao público um make lindíssimo e cabelo impecável. Teve até uma mini Frida Kalo, gente! Especialmente infantil, eu pontuaria.
A estrela dourada no cantinho do caderno vai para a combinação super querida de sobreposições, ainda que a história contada pelas peças não seguiu uma unidade harmoniosa, teve muita coisa bonita abrilhantando um final feliz!

DESFILE IURY COSTA – SALA BARRO


Nem perto de começar o desfile, certeza os modelos ainda estavam pelos corredores e a sala estava lotada!!! Mais de vinte minutos de atraso e tinha uma enorme quantidade de gente sentada no chão, espremida em cantos (eu era uma #ficadica!), deitada no pit... Ê lerê! Essa vida de expectador é difícil!
Mas o show de passarela que o estilista deu, fez valer à pena!
O styling explicou direitinho a transição das peças, com toque futurista e glamoroso. De black total ao branco, cheio de zíper em malhas e muito vinil. Malhas grossas cobriam sapatos e viravam quase leggings. Foi surreal e sutil, deu um ar de moda de fora, sabe? Mas é bem daqui de dentro, Iury é um dos grandes nomes cearenses e tem se destacado a cada coleção!


Com uma estampa delicada de quadradinhos colorido, ele trouxe o laranja em alta cotação, propôs o novo tricô e pincelou um roxo – ou púrpura – lindo de doer!
Finalizando a edição bonita do desfile, vieram tecidos leves e tecnológicos, claro, tudo num encaixe tão bem bolado, que nem a pisada forte da trilha se fez notar. “Nota baphoo” pro cenário com pilhas de pneus de bicicleta, combinando lindamente com o nude em cor e transparência!

DESFILE MARK GREINER – SALA FOGO


O Mark geralmente vem com espetáculos! Desta vez ele iluminou nossos olhos com um corredor de lâmpadas, e fez o de sempre em impossível!
Drapeados e franzidos milimetricamente acertados ao corpo e estruturas comoventes. As cores simples e tocantes nunca caem na mesmice quando ele traz um babado repetido, segue no ditado “pode tudo naquele que te fortalece”. E fortaleceu!


Cintura marcada e amarrações. Mulheres bicho. Coisas de Mark, ele é arquiteto, sabe do que está falando... Transforma a modelo no pássaro com um braço só. Fala sério (!) as combinações...
O styling como de costume, estava perfeito, na verdade não tem o que mudar, ele cria pro desfile e é o que vemos, sem tirar nem pôr.

VITORINO CAMPOS – SALA BARRO


Antes de qualquer coisa – O MELHOR DESFILE DESTE PRIMEIRO DIA DE DFB!
Parem o mundo, mas deixem esse estilista desfilar, quantas vezes quiser! Puro LUXO! Pura beleza. Um show pra quem está começando a entender de edição e cartela de cores. A linda combinação entre o branco total e cordas rústicas, elemento explorado com sabedoria sagaz. Depois o mesmo look no preto. Gente, sem noção o cinto de relógios. E os recortes bem acertados ao corpo, e um corpo impecável no shape reto que ele desenvolveu.


Um desfile que valeu tanto à pena conferir que mal anotei no caderninho! Quando as cores entram num tom fucsia+magenta+roxo, meu deus! O que foi aquele tom misterioso!!! Uma cara de noite, de festa, com toque surpresa de “pra onde ela vai linda desse jeito?”, sério... PERFEITO!
Um exemplo de desfile feminino e iluminado, discreto e marcante. Descrevo esta experiência “Vitorina” como à frente do tempo atual, e vai além, pois o tema da coleção do artista é: “A mulher que controla o tempo”, e que seja assim com sua criatividade poderosa!

MARIO QUEIROZ – SALA FOGO


Os desfiles do Mário são sempre aguardados pelo DFB com um carinho enorme. Além dele – o estilista, ser um mega querido e trazer sempre um espetáculo ímpar, em geral é o desfile que cursou na SPFW.
É muito interessante essa migração da coleção, e mais ainda, ver como ela vende ainda com certo “lançamento” não correspondido.
E o que era de se esperar foi visto. A maestria de Mário Queiroz ao mixar os tecidos e cores e sempre trazer um homem novo, de repente sem camisa! Hummm... Dá vontade de tocar... No tecido, no tecido, benhê! Rs. Rolou um matalassê perfeito!
A trilha do desfile estava muito boa! As pisadas marcadas deram o ar de desfile de homem, mas não com menos charme, trouxeram pros expectadores uma modelagem de calças diferente, com maxi bolsos, ou seriam “pochetes” estilizadas?! Além claro, do pontual moletom que cai perfeito em desfiles desta estação. E no meio do xadrez, do quadriculado e de várias estampas de cores chapadas, tipo bandeira, achei que estava num evento de motoqueiros, daqueles bem caricatos que pulam no meio do fogo!
Acho que fixei nessa idéia por conta do make, tinha uma marquinha preta no canto dos olhos dos meninos, um esfumaçado preto que lembrou graxa! O Styling incrível vem pronto e basta desfilar. Não tem fórmula de sucesso, na verdade quando se trata de moda masculina, deve haver um feeling maluco que só os criadores selecionados possuem.

MAR DEL CASTRO – SALA FOGO


Os irmãos Castro resgataram nesta edição do DFB um toque do artesanato vindo do patchwork. Recortes em tecidos leves montaram mosaicos de diferentes padrões. Dica fácil pra moda praia que já tem a cara da “malemolência nacional”. O som do baião+forró+bossa remixados veio ao pé de sandálias fortes e flúor. Até pros meninos: chinelões pink e verde deram um up no visual.


Pras gatas que curtem o estilo piscina, a marca trouxe muito bojo estruturado, contorcido em liso e estampado. Saídas em crochê muito bem comportadas seguiram de looks cobertos, para aqueles (as) que preferem o shortinho de alfaiataria ao invés do bumbum de fora! Entre a leveza da praia e a produção da piscina veio a malha em pontuação sublime. Embora não tenha sido inovador em essência, foi bonito de ver, até então pra mim, foi o desfile mais rico da marca nestes últimos anos. Posso até afirmar que deu pra sentir o gostinho do romance eletrônico envolvendo o flúor e regional.

18 comentários:

  1. mas olhe só pra voce! toda chic com correspondente interestadual e tudo hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga

    Fortaleza é tudo de bom em termos de moda, além de levar vantagem por ser calor o ano todo. Um lindo dia para vc.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Aiii que bom que vc conseguiu uma correspondente!
    Parabéns pras duas, o post tá ótimo!
    Super queria saber como eram os desfiles do evento, pois morando do outro lado do Brasil fica difícil de ir!
    Adorei os desfiles de Iury Costa, Mark Greiner e Vitorino Campos, super baphos!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. O povo de Recife lidera mesmo. O evento fui super comentado no twitter, adorei ver as fotos! Sucesso! Beeeeeeeeijos ;*

    ResponderExcluir
  5. poxa que pena que vc não pode ir.
    adoreiii a cobertura
    beijos

    ResponderExcluir
  6. amei o desfile da Jolie!Jolie! ;p

    muito fofo

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila! Estou adorando a cobertura do Drgão Fashion Brasil! Ótimo pra conhecermos outras marcas e sabermos o que rola de bom por aí!

    beijos

    Julie

    ResponderExcluir
  8. O Dragão é uma verdadeira maravilha, bom é poder curtir todos os dias...

    ResponderExcluir
  9. Ai gente que graça essas últimas menininhas desfilando,lindinhas d+.
    Adorei o desfile da MARK GREINER,quero esse preto rss
    bjoss

    ResponderExcluir
  10. ohhhh
    que phyna, arrasando nos desfiles ;) amei viiu *_______*
    como vc tá lindona?

    Chêrinho :*

    ResponderExcluir
  11. Adorei a cobertura! Uma das mais completas....a Jolie é mto fofaaaaaa!!!!


    bjus,querida!!!

    ResponderExcluir
  12. nossa que otima essa cobertura...
    eitaa sacrificio, ateh fikr sentada no xaum '-'

    bjsss

    ResponderExcluir
  13. QUE TUDO ESSA COBERTURA!

    ResponderExcluir
  14. Oi nordestina que nem eu :)
    muito legal mesmo esse post dos desfiles...

    Gostei do que vocês escreveram do mar del castro e do mark greiner. pareceu que foi legal mesmo

    muah*

    ResponderExcluir
  15. Quanta coisa linda!!

    Que ignorância de paulistana a minha, né? Vou ficar de olho... com vcs, lógico.

    Bjocass

    ResponderExcluir
  16. Super completo esse post e com correspondente e tudo...super phyno.


    bjinhos

    http://lapandore.blogspot.com/

    ResponderExcluir